Se você é dentista ou estudante de odontologia, saiba que esse momento é um dos primordiais na sua clinica ou no seu consultório, já passou pela situação do paciente que fez um orçamento com você e depois sumiu, desapareceu, escafedeu-se.
Analisando diversos
casos podemos concluir algumas das razões que podem levar o dito nunca mais voltou.
Fazer as perguntas correta na hora do orçamento é a chave para fechar um negócio, ainda mais em tempos em que o clima
na economia é de temperatura amena. É preciso ser prudente e assertivo.
1. PREÇO DOS TRATAMENTOS ODONTOLÓGICO PROPOSTO:
ADEQUE SEUS PREÇOS À SEU PUBLICO ALVO OU NICHO DE MERCADO!
ADEQUE SEUS PREÇOS À SEU PUBLICO ALVO OU NICHO DE MERCADO!
É uma das principais
razões para você não conseguir finalizar um orçamento. O paciente em primeiro
lugar vai analisar se o valor cobrado está dentro de suas expectativas. Por
mais maravilhoso que seja o resultado do tratamento proposto, se ele estiver
(muito) acima do valor que é possível o paciente pagar. ESQUEÇA!
O que uma pessoa
geralmente pensa diante de um tratamento odontológico?
Eu “Não tenho dinheiro para isso”, o que não quer dizer que ela não tenha recursos, o que acontece é que você não conseguiu demostrar claramente que o tratamento que está oferecendo é uma prioridade, ou seja, é mais importante, naquele momento, do que qualquer outra necessidade dela, você tem que perceber isso e respeitar a decisão dela, não force a barra é feio, seu prospecto tem que sentir a liberdade de poder fazer suas escolhas.
Eu “Não tenho dinheiro para isso”, o que não quer dizer que ela não tenha recursos, o que acontece é que você não conseguiu demostrar claramente que o tratamento que está oferecendo é uma prioridade, ou seja, é mais importante, naquele momento, do que qualquer outra necessidade dela, você tem que perceber isso e respeitar a decisão dela, não force a barra é feio, seu prospecto tem que sentir a liberdade de poder fazer suas escolhas.
E a melhor maneira de
enfrentar essa questão é justificar o preço. Mostrando o VALOR do serviço.
E o que é o VALOR?
Valor é a expectativa
do consumidor quanto aos benefícios em relação a uma quantia real. Então, o seu
objetivo é mostrar que o valor do seu serviço é maior do que quanto ele custa
na realidade. Clientes pagam por comodidade, eficiência e qualidade. Cabe a
você provar que seu serviço atende a todas essas exigências.
2. Condições/facilidade de pagamento:
Crie condições e formas de pagamento adequadas a seu cliente
Crie condições e formas de pagamento adequadas a seu cliente
Fazer uma avaliação com valor alto nem sempre é um fator limitante, limitante para o brasileiro de
todas as classes é a forma de pagamento. Parece estranho, mas é verdade. E cada
caso é um caso, veja:
Para classes mais altas, algumas vezes um desconto para pagamento à vista funciona melhor que um parcelamento em 12x.
Para classes mais humildes dividir em 12x ou 24x vezes pode funcionar melhor que um desconto à vista.
Deixar claro a forma de pagamento para seu prospecto é essencial, se é somente a vista ou parcela no cartão de credito, pois facilita sua vida mesmo antes do seu prospecto ir na sua avaliação, muitas pessoas só vão num medico ou dentista quando ela tem algumas das informações básicas, se cobra consulta, quanto é a consulta, formas de pagamentos, depois que ela vai procurar saber as referencias e se aquele profissional pode resolver o seu problema.
Para classes mais altas, algumas vezes um desconto para pagamento à vista funciona melhor que um parcelamento em 12x.
Para classes mais humildes dividir em 12x ou 24x vezes pode funcionar melhor que um desconto à vista.
Deixar claro a forma de pagamento para seu prospecto é essencial, se é somente a vista ou parcela no cartão de credito, pois facilita sua vida mesmo antes do seu prospecto ir na sua avaliação, muitas pessoas só vão num medico ou dentista quando ela tem algumas das informações básicas, se cobra consulta, quanto é a consulta, formas de pagamentos, depois que ela vai procurar saber as referencias e se aquele profissional pode resolver o seu problema.
3. Segurança no seu serviço/tratamento:
Seja honesto (a) e apresente soluções adequadas a seu cliente na resolução de seus problemas
Seja honesto (a) e apresente soluções adequadas a seu cliente na resolução de seus problemas
Analise o seguinte:
Você está
transmitindo segurança no que está se propondo a fazer?
Seus pacientes que já
concluíram tratamentos estão sendo divulgadores (positivos) de seus serviços?
Quando você finaliza
uma avaliação o seu prospecto (sim aqui ele ainda é um prospecto e não um impaciente) está totalmente convencido que você é “O ou A DENTISTA!”?. Você consegue realmente convencer ele que aquele
tratamento é o ideal para ele, não só financeiramente, mas esteticamente e para
sua saúde bucal como um todo?
Principal: VOCÊ REALMENTE SABE FAZER (ESTÁ HABILITADO)
O QUE SE PROPÕE? Honestidade é o princípio de todas as coisas, pense nisso.
4. Ambiente do seu consultório
Fique atento ao seu ambiente, ele pode ser um grande limitador.
Fique atento ao seu ambiente, ele pode ser um grande limitador.
É importante criar-se
uma cultura corporativa dentro do mesmo ambiente de trabalho. Existem casos de
colegas que não tem uma clinica e sim dividem espaços dentro de um mesmo
ambiente. Cada um tem os seus pacientes, preços, horários, etc.
Eles Compartilham as
contas de luz, água e principalmente a mesma sala de espera, secretária, linha
telefônica, banheiros, etc. É uma ótima solução para quem está começando e será
melhor ainda se todos os profissionais deste esquema estejam atendendo o mesmo
nicho de mercado, senão a coisa desanda.
O ambiente de seu
consultório deve estar compatível com o público que você vai atender. Ambientes
muito simples podem espantar clientes de classe A e B e ambientes muito “chiques”
podem inibir e intimidar clientes classe C e D. Mas não pense que se você vai
atender a classe C e D pode ter um consultório “largado” e vai ficar tudo bem.
Eles estão atentos aos detalhes e com certeza vão lhe avaliar a partir do momento
que entrarem em sua sala de espera.
Aqui nem vou entrar
em detalhes de itens como limpeza, arrumação, manutenção adequada de seus
equipamentos. Isso é sua obrigação manter em dia e detalhe: SEU IMPACIENTE ESTÁ ATENTO.
5. Sua Agenda
Ofereça atendimento com horários flexíveis
Ofereça atendimento com horários flexíveis
Depois que você
conseguiu passar por todos os itens acima surge à questão principal para o
cliente: HORÁRIOS.
Com a vida corrida
que todos hoje levam ter flexibilidade em seus horários, principalmente em
grandes centros, é fundamental. Lógico que você não é super homem ou a mulher
maravilha e tem que trabalhar de sol a sol, ou ter a comodidade de morar no próprio serviço, mas ter um esquema de revezamento entre
profissionais levando em consideração ampliar os horários de atendimento é uma
excelente opção para facilitar a vida de seu impaciente e ampliar o horário de
atendimento no consultório, aumentando consideravelmente a facilidade para ele/ela e possibilitando que eles sejam atendidos em horários “alternativos” e
condizentes com sua rotina, nem sempre muito convencional.
Espero que tenha servido, alguma duvida e sugestão de conteúdo deixe nos comentários.
Até o próximo post
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Até o próximo post