A percepção dos pacientes é
fortemente impactada as reações de estresse e ansiedade dentro dos consultórios
Odontológicos.
Medo de dentista e do tratamento odontológico é uma realidade cultural em praticamente todo o mundo. Se por um lado pacientes possuem diferentes reações negativas, que vão das pouco perceptíveis até impossibilidade de tratar.
Medo de dentista e do tratamento odontológico é uma realidade cultural em praticamente todo o mundo. Se por um lado pacientes possuem diferentes reações negativas, que vão das pouco perceptíveis até impossibilidade de tratar.
A maioria dos Dentistas tendem a julgar um
paciente como mais ou menos temeroso pelo nível de aceitação com o tratamento.
Assim, impacientes com alto nível de tensão, mas reclusos, passam despercebidos na hora da avaliação.
Pacientes tensos é um grande
problema para o dentista. Por um lado sua fisiologia alterada pode influenciar
no transoperatório, por outro seu lado psicológico alterado também determina
menores taxas de fechamentos de planejamentos, menor aceitação de tratamentos
mais complexos e, por fim, fuga e postergação de necessidades de tratamento.
Afinal, como podemos atuar minimizando o impacto do medo e ansiedade dos impacientes?
1)
Sua imagem gera reações instantâneas nos pacientes
Sim, a aparência de suas roupas, cabelo, barba (para
homens), unhas geram reações de confiança ou não. Nosso cérebro trabalha com
associações para tomar decisões e, nesse caso, pessoas com má aparência geram menos
credibilidade.
Podemos ampliar para a forma como você fala: alto demais ou rápido demais assusta. Baixo demais gera insegurança. A aparência limpa, roupas proporcionais e visualmente bem passadas, aliados a uma fala onde a velocidade é controlada, por vezes mais lenta, com pequenas elevações quando é preciso destacar algo importante para o paciente, vai gerar conforto e segurança.
Podemos ampliar para a forma como você fala: alto demais ou rápido demais assusta. Baixo demais gera insegurança. A aparência limpa, roupas proporcionais e visualmente bem passadas, aliados a uma fala onde a velocidade é controlada, por vezes mais lenta, com pequenas elevações quando é preciso destacar algo importante para o paciente, vai gerar conforto e segurança.
2)
Evite barulhos desnecessários e movimentos bruscos
O
clássico barulho do “motorzinho” está já conectado a reações de dor. Nesse
sentido, os motores elétricos já reduziram muito o desconforto ao paciente e é
um bom investimento. Já movimentos rápidos geram no paciente, ansiedade. Essa
pode ser tão forte ao ponto de o paciente se encolher na cadeira.
Para evitar esse desconforto nada mais eficaz do que preparar a sala de atendimento antes da entrada do paciente, deixando tudo que pode ser previsto já a postos, aproveite para cobrir com o próprio campo estéril, evitando que o paciente veja agulhas, lâminas e instrumentos pontiagudos.
Já no quesito movimentação, sempre que possível avise ao paciente que você vai se levantar, ou que vai pegar algo. Evite situações que pareçam imprevistos.
Para evitar esse desconforto nada mais eficaz do que preparar a sala de atendimento antes da entrada do paciente, deixando tudo que pode ser previsto já a postos, aproveite para cobrir com o próprio campo estéril, evitando que o paciente veja agulhas, lâminas e instrumentos pontiagudos.
Já no quesito movimentação, sempre que possível avise ao paciente que você vai se levantar, ou que vai pegar algo. Evite situações que pareçam imprevistos.
3)
Aposte no marketing olfativo na odontologia
Talvez esse seja um novo
nome para você, mas saiba que marketing olfativo é um ramo que estuda a reação
dos clientes aos mais diversos cheiros.
No consultório a
recomendação é o uso de difusores aromáticos específicos. As melhores
recomendações para consultórios, Óleos essenciais de Lavanda possuem efeitos
relaxantes e calmantes.
4)
Sala de Espera Agradável
Se a sua sala de espera está
carregada de revistas que só trazem más notícias, você está aumentando o medo,
a ansiedade e o desânimo do seu próximo paciente. O mesmo vale para televisão
ligada em telejornais ou canais de fofocas.
Minha recomendação é
eliminar essas fontes tóxicas de informação, substituindo, por exemplo, para que seu paciente tenha acesso com o controle remoto da televisão ao Netflix e que ele possa nesse momento de espera continuar assistindo aquele série favorita que ele esta sem tempo de assistir em casa.
Vale também uma boa música baixa, a ponto de permitir conversas entre pessoas, sem que elas precisem aumentar o tom da voz para isso.
Vale também uma boa música baixa, a ponto de permitir conversas entre pessoas, sem que elas precisem aumentar o tom da voz para isso.
5)
Ambientes agradáveis respostas positivas
Você deve pontuar com sua
secretária um manual de condutas: nada de cara fechada, ar de cansaço ou
reclamações. Sua equipe precisa ser vista como positiva, agradável e solícita.
Acolhimento e simpatia são leis universais na sua clínica ou consultório.
Conseguir isso não é fácil,
mas é treinável. Isso significa que você, como dentista e líder de sua equipe,
deve reforçar esse comportamento, estimulá-lo e, é claro, também dar o exemplo.
Deixe problemas pessoais fora do ambiente de trabalho. Assim seu consultório
ficará melhor, sua equipe também e, seus pacientes, vão amar esse novo clima.
Espero que estejam gostando dos conteúdos
Dra. Gleyce Marques