Dra Gleyce Marques

Pendurei meu Jaleco

5 DICAS PARA MANTER A SAÚDE E ACABAR DE VEZ COM A SENSIBILIDADE



A sensibilidade dentária atinge muita gente.




Comer algo mais quente, gelado ou doce vira um tormento, dói mesmo.

Falando assim parece alguma dieta restritiva, mas na verdade são medidas protetoras contra a hipersensibilidade dentinária – popularmente conhecida como sensibilidade dentária ou dentes sensíveis. Quem tem o problema tende a evitar alimentos com uma destas características: gelado, quente ou doce.

A ORIGEM DO PROBLEMA

Mas, se não tem micro-organismo na jogada, então de onde vem à sensibilidade?

Bem, ela nada mais é do que um sinal de falha no sistema de proteção dentária. Devido à erosão causada pelos agentes abrasivos de limpezas como (areia, calcário, pedra pomes e sódio) da maioria dos cremes dentais mais usados pelos brasileiros, causando o desgaste do esmalte ou retração da gengiva, ocorre à exposição da parte interna da estrutura – a dentina e seus túbulos dentinários.

Você não pode beber algo quente ou gelado que ela já começa. A sensibilidade dentária é uma dor difícil de conviver no dia a dia. Pior ainda quando a pessoa não procura tratamento e precisa se privar de muitas coisas, como o próprio cafezinho ou aquele sorvete, que antes, era a sobremesa que você mais gostava. Para não abrir mão de todos esses costumes, que tal procurar ajuda e tratar essa complicação?

OS PRIMEIROS SINAIS DA SENSIBILIDADE

Quando a sensibilidade toma conta do sorriso, é comum um pequeno desconforto ao ingerir alimentos e bebidas quentes e frias. Dependendo da temperatura ambiente, se estiver muito frio, é possível sentir alguns incômodos ao respirar pela boca. Nestes casos, e necessário procurar ajuda e orientação de um profissional da odontologia.

Mais a verdade é que ainda a maioria dos profissionais não tem muito que fazer quanto a esse problema principalmente quando ele é recorrente e é causada pela má condução da higienização, escolha de um dentifrício de péssima qualidade agravando ainda mais a condição de sensibilidade do paciente.

Quando o seu dentista lhe orientar quanto ao que você deve fazer “O paciente deve procurar um dentista para ele realizar uma avaliação, descobrir as causas da hipersensibilidade e realizar o tratamento mais adequado”.

AS MEDIDAS INICIAIS DO DENTISTA 

O papel do dentista é sempre ajudar seu paciente. Mas antes de tudo ele precisa saber o real motivo do problema. Com a sensibilidade dentária não é diferente. O profissional deve fazer o diagnóstico da causa, realizar controle da dor e das lesões e remover os fatores etiológicos. Na maioria das vezes, os cuidados envolvem a utilização de produtos e técnicas feitas no consultório odontológico. Utiliza-se dessensibilizantes ou vernizes dentinários e laserterapia, além da orientação de higiene oral.

O TRATAMENTO PRECISA CONTINUAR EM CASA

O profissional consegue realizar um bom trabalho no consultório, mas, para conseguir vencer a sensibilidade, esses cuidados precisam ir além da cadeira do dentista. Normalmente o tratamento deve continuar em casa com o uso de bochecho prescritos à base de flúor e o uso de cremes dentais específicos para hipersensibilidade dentinária.
Além disso, é primordial que se realize a escovação de forma suave com uma escova de cerdas macias. Depois de um tempo, o paciente precisa retornar ao dentista para uma revisão.

A SENSIBILIDADE DENTÁRIA TEM CURA?

Dependendo da causa, a sensibilidade pode ter cura e, em outras circunstâncias, o problema tem tratamento e controle. Tudo vai depender da dedicação e cuidado do paciente.

COMO LIDAR COM A SENSIBILIDADE DENTÁRIA

1-Quando sentir os primeiros incômodos ao ingerir algum alimento muito quente ou gelado, procure um dentista.




2- O dentista vai realizar o diagnóstico para indicar o melhor tratamento da sua sensibilidade. Aproveite para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.




3- Os cuidados começam no consultório dentário, mas o paciente precisa continuar em casa fazendo os cuidados de higiene da maneira mais correta possíveis com o uso de cremes dentais específicos e escovais dentais extra macias para dentes sensíveis, lembrando que é super necessário a suspensão de qualquer dieta mais rica em açucares como chocolates, bolos e sorvetes..


4- É importante o paciente retornar ao consultório para uma revisão de pelo menos a cada 6 meses, para a manutenção da saúde dos seus dentes.



5- Mantenha bons hábitos e faça uma higiene bucal tranquila para controlar ou evitar a sensibilidade dentária.





Dra. Gleyce Marques