Dra Gleyce Marques

Pendurei meu Jaleco

SAÚDE BUCAL - QUALIDADE DE VIDA



Sempre recebi impacientes que passam muito tempo sem ir ao dentista e normalmente já imagino o que posso esperar, então nesse post falarei de algumas condições que impactam a vida da maioria das pessoas.


A condição de saúde constitui fator de grande interferência na qualidade de vida dos indivíduos. A cárie dental e a doença periodontal representam as doenças mais prevalentes na população brasileira e as maiores causas de perdas dentarias consequências que oferece impacto direto na qualidade de vida dos indivíduos.

A saúde bucal constitui parte da saúde geral e é considerada essencial para a qualidade de vida. Considerada um indicador de saúde, a qualidade de vida mostra-se marcadamente influenciada pela quantidade de satisfação ou insatisfação com a saúde bucal.



As preocupações dos indivíduos são relacionadas essencialmente ao conforto, á função e á estética. Quando esses fatores não atendem as expectativas do paciente, respostas psicossociais, como ansiedade, insegurança, redução da autoestima e introversão, podem ser desencadeadas.

Pesquisas afirmam que as pessoas percebem a importância da saúde bucal para a qualidade de vida sob uma variedade de formas nos domínios físicos, social e psicológico. E ainda descrevem que a capacidade de se alimentar e a ocorrência de dor e desconforto costumam serem considerados os aspectos, tanto positivo, de maior relevância para a qualidade de vida.

A preocupação com a aparência tornou um fator relevante nas elações humanas. O desejo de possuir boa aparência não é o mais encarado como sinal de vaidade. Em um mundo tão competitivo, boa aparência é literalmente uma necessidade.


Hoje em dia, em qualquer idade, podemos observar a preocupação das pessoas com a estética. Um sorriso bonito, com a presença de dentes brancos, influi na autoestima da pessoa, sendo que aqueles desprovidos dessa condição sentem-se excluídos.

Uma boca sadia garante a manutenção de boa aparência, da expressão e da comunicação interpessoal, sendo assim, um fator da maior importância na preservação da autoestima.

A autoestima esta relacionada a um padrão ideal imposto pelas exigências sociais. Assim sendo a expressão facial revela a importância da imagem para os padrões desejáveis pela sociedade. E o sorriso é  uma forma de expressar as emoções, assim à pessoa que não dispõe de uma boa estética dental, deixa de sorrir e manifestar suas emoções podendo comprometer seus relacionamentos interpessoais.


Os dentes, muitas vezes tornam-se característica decisiva na formulação de nossos julgamentos. Através da face, a região mais exposta do corpo humano, a estética bucal comprometida pode originar uma ansiedade no individuo. Como componente essencial da imagem corpórea, os dentes podem desencadear sentimentos.

Alguns estudos relacionam qualidade de vida e saúde bucal em quatro dimensões dor e desconforto, aspectos funcionais, inerentes à capacidade de mastigar e engolir os alimentos sem dificuldades como também falar e pronunciar a apalavras corretamente. 


Dra. Gleyce Marques